TRT-MG e Fundação Clóvis Salgado firmam Termo de Cooperação Cultural

publicado em 23 de junho 2023

Com a proximidade da inauguração das novas instalações da Escola Judicial do TRT-MG, localizadas na rua Guaicurus, no centro de Belo Horizonte, prevista para o final do próximo mês de julho, foi assinado, nesta sexta-feira (23/6), um Termo de Cooperação Cultural entre o Tribunal e a Fundação Clóvis Salgado (FCS). O documento – assinado pelo presidente do TRT-MG, desembargador Ricardo Mohallem, e pelo presidente da FCS, Sérgio Rodrigues Reis, prevê a realização de atividades culturais no local, tais como apresentações e exposições, franqueadas ao público em geral, em mais este espaço da Justiça do Trabalho mineira.

2023_0623__Convenio_FCS_05.jpg

A cooperação entre as partes leva em consideração a missão institucional das instituições, atrelada à politica de sustentabilidade do Poder Judiciário, prevista na Resolução 400/2001 do CNJ e no Guia de Contratações Sustentáveis da Justiça do Trabalho, aprovado pela Resolução 310/2021 do CSJT. Junto com o termo de cooperação, também foi assinado um plano de trabalho entre as instituições, prevendo, para os próximos 12 meses, apresentações no novo espaço de espetáculos da Companhia de Dança Palácio das Artes e exposições de obras de arte pertencentes à Fundação Clóvis Salgado.

Para o presidente do TRT-MG, a iniciativa contribui para ampliar o diálogo entre a Justiça do Trabalho e a sociedade. “O Tribunal está ingressando agora em uma nova era. Além de todos os programas que já temos, a exemplo do combate ao trabalho infantil, ao trabalho escravo e degradante, estamos ingressando numa área que diz mais respeito à própria alma, que é uma ligação com a arte. Esse convênio com a Fundação Clóvis Salgado vai nos municiar de expertise para desenvolver essa nova vertente do TRT-MG”, comemorou.

“A Fundação Clóvis Salgado é referência na área cultural há mais de 50 anos, e a gente quer oferecer isso para o Tribunal, porque ele também tem essa interface com a área cultural. Queremos oferecer ao público que frequenta o Palácio das Artes mais um espaço para apreciação da cultura”, afirmou o presidente da FCS.

Também acompanharam a assinatura do termo o vice-corregedor do Tribunal, desembargador Manoel da Silva Barbosa, o juiz auxiliar da Presidência, Renato Amado, o diretor-geral, Carlos Athayde Valadares Viegas, e o assessor de Relações Institucionais, Paulo Haddad. Pela FCS, estiveram presentes o procurador, Daniel Cateb, a chefe de gabinete, Kátia Carneiro, o diretor de Planejamento, Gestão e Finanças, Raphael Martinelli, a diretora do Centro de Formação Artística e Tecnológica, Priscila Fiorini, a diretora Artística, Cláudia Malta, o diretor Cultural, Bruno Hilário; o assessor de Comunicação, Walter Navarro, e a assessora do Circuito Liberdade, Natalie Oliffson.

2023_0623__Convenio_FCS_11.jpg

Prédio tombado

O Edifício Mário Werneck, onde funcionarão a Escola Judicial e o futuro Centro Cultural do TRT-MG, é um bem público da União protegido pelo patrimônio histórico e cultural nas esferas estadual e municipal. Está localizado na rua da Bahia, esquina com rua Guaicurus, em Belo Horizonte. A edificação, que totaliza 1.200,00m² em três pavimentos, passou por obras de recuperação e restauração que foram concluídas no início de 2023. As intervenções foram acompanhadas periodicamente pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA).

Foram realizadas intervenções de restauração e recuperação de fachadas, recuperação de esquadrias de madeira, de pisos e revestimentos internos segundo as características originais da edificação, construída na década de 1920, na concepção arquitetônica Art Déco. Também foi modernizada, com a construção de nova copa e sanitários nos pavimentos, bem como instalação de elevador para acessibilidade.