Cia. de Dança Palácio das Artes apresenta a segunda edição de (in)tensões

23/08/19

Apresentação por meio do Zoom

Em julho deste ano, a Cia de Dança Palácio das Artes transportou para o ambiente virtual a intervenção (in)tensões, inicialmente criada para ser apresentada em espaços físicos. Um trabalho que surgiu de um processo de reflexão sobre os pontos frágeis e pontos seguros do tensionamento individual e interno do corpo de cada bailarino, em uma construção coletiva, através de um jogo de experimentações.

Agora, a Cia de Dança apresenta o (in)tensões – on-line ao vivo, convidando o espectador para uma sala de reunião virtual deslocada no espaço e no tempo, em que quatorze participantes constroem uma dança imersa em universos de conflitos pessoais e atropelos tecnológicos em tempo delay. O trabalho foi desenvolvido a partir da inquietação de como produzir um ambiente de trabalho e estudo coletivo em paralelo ao exercício de interação com novas ferramentas e plataformas digitais no contexto de distanciamento social.

“Na primeira edição do (in)tensões – on-line um dos desafios da Cia de Dança foi levar o projeto, que é uma prática coletiva, para o ambiente virtual. Agora, na segunda edição (in)tensões – on-line ao vivo, o intuito é abrir nossa sala virtual de trabalho para interessados em assistir simultaneamente e em tempo real um tiro de improviso, ou seja, uma situação de jogo”, explica Lívia Espírito Santo, bailarina da Cia de Dança Palácio das Artes e uma das diretoras de (in)tensões – on-line ao vivo.

A intervenção será realizada por meio da plataforma Zoom, no dia 23 de agosto (domingo), às 16h. A sala virtual será aberta às 15h30. Para assistir, o público terá que retirar o ingresso no site do Sympla, gratuitamente, a partir do dia 21 de agosto (sexta-feira). Serão disponibilizados 70 acessos. Esse evento integra a programação do Palácio em Sua Companhia, realizado pela Fundação Clóvis Salgado, e tem a correalização da Appa Arte e Cultura.

Jogo e inspiração – Seguindo o conceito do projeto inicial, de 2019, proposto por Cristiano Reis, diretor da Cia de Dança Palácio das Artes, a intervenção foi pensada para que o elenco masculino fosse conduzido pelas bailarinas da própria Cia. de Dança. Com direção de Lívia Espírito Santo, Naline Ferraz e Sílvia Maia, o (in)tensões – on-line ao vivo é um jogo que se atualiza a cada instante, compartilhado por quatorze pessoas, onde onze podem ser identificadas, três estão ocultas e cinco aguardam. Um improviso entre câmeras, microfones, protocolos, corpos, espaços. Um experimento estruturado em seis momentos, em quatorze lugares diferentes, com margem de erro de 4 minutos no tempo total de duração. Cada tela, ou janela, é uma possível paisagem-passagem e um re-corte.

“Um dos desafios desse improviso é lidar com diferentes equipamentos e suportes tecnológicos para a construção de uma proposta artística, com as diferentes compreensões e utilização desse ambiente virtual, diferentes qualidades de acesso à rede (instabilidade de conexão), luminosidade, tempo em Delay”, revela Naline Ferraz.

Como fio condutor para o desenvolvimento da situação de jogo, o elenco de mulheres nas apresentações de 2019 tiveram como inspiração, na elaboração de parte do roteiro do (in)tensões, um trecho do espetáculo “22 Segredos”, denominado “Boxe”, da diretora Sônia Mota. “A livre inspiração desse trecho no trabalho (in)tensões – on-line está na ideia de explorar o universo e a atmosfera do conflito como recurso dramatúrgico e fio condutor do desenvolvimento do jogo em blocos. Conflito pautado na pergunta: quais são os pontos frágeis e pontos seguros que tensionam seu corpo? Uma dinâmica relacional e atualizada que, na situação de jogo coletivo em tempo real, constroem paisagens, silêncios, excessos, ruídos e composições. Enfim, narrativas de escuta, de presença, de risco”, observa Sílvia Maia.

A trilha sonora de o (in)tensões – on-line ao vivo é composta por músicas de Laurie Anderson, Chavela Vargas, Dona Onete, Metá Metá, Alva Noto, Ryuichi Sakamoto e Caetano Veloso.

Apresentação por meio do Zoom