Curso Lugares/Solitários: Perambulações pelo cinema de Nicholas Ray

25/04/19 - 26/04/19

Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

A Fundação da Clóvis Salgado apresenta como atividade da Retrospectiva Nicholas Ray o curso LUGARES/SOLITÁRIOS: PERAMBULAÇÕES PELO CINEMA DE NICHOLAS RAY. A ação integra a programação da mostra dedicada ao cineasta Nicholas Ray a ser realizada no Cine Humberto Mauro e busca atuar como atividade de formação para aprofundar a relação do espectador com a obra do diretor.

Acesse o LINK DE INSCRIÇÃO.

Ementa

O curso “Lugares/Solitários: Perambulações pelo cinema de Nicholas Ray” tem como proposta discutir/analisar/emular o trajeto de personagens dos filmes de Ray pelos espaços de sua obra. Por meio dessa errância, deseja-se encontrar indícios e fragmentos-chave que possibilitem a discussão e compreensão deste cinema errático e marcado por uma aparente inconstância de estilo e gêneros.

O curso será dividido em duas partes: a primeira é intitulada como “Lugares” e tem como proposta traçar um panorama espacial-imagético do universo e do diretor. A segunda parte, intitulada “Solitários”, busca contextualizar os personagens e a própria persona de Ray na paisagem imaginária traçada.

Currículo

José Ricardo da Costa Miranda Junior é doutor em Artes/Cinema pela Escola de Belas Artes da UFMG. Mestre pela mesma instituição, tem experiência como professor no Centro Universitário UNA, Escola Livre de Cinema e na Pós-graduação em Jornalismo Cinematográfico da UNA. É crítico, roteirista e diretor de obras audiovisuais. Foi diretor do MIS-BH (Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte) de 2015 a 2016, júri no 16º Festcurtas e no 2º Festival Audiovisual de Belém. É pesquisador na área de História do Cinema e Preservação e Restauração de Arquivos audiovisuais.

Procedimento para Inscrição

O curso é aberto a toda a comunidade e tem entrada gratuita garantida através de prévia inscrição.

As pessoas interessadas devem preencher o formulário disponível no link acima, incluindo as seguintes informações: Nome Completo/Nome Social; Data de Nascimento; Identidade Étnico Racial; Gênero; Breve parágrafo de apresentação do interesse na oficina.

Serão emitidos certificados de participação, caso o aluno cumpra dois terços das horas/aula.

Dia 25: 14h às 17h

Dia 26: 14h às 18h