23ª edição do FestCurtasBH traz mostra híbrida com uma centena de filmes

04/11/21 - 14/11/21

Cine Humberto Mauro e cineHumbertoMauro/MAIS

 

 

Programação conta com filmes de 26 estados, de 112 países;

Em destaque, o conceito de COSMOPOÉTICA, do filósofo DÉNÈTEM TOUAM BONA;

Mostra híbrida contemplará exibição pela plataforma Cine Humberto Mauro/MAIS 

e em sessões presenciais no Palácio das Artes;

 

Tudo Que Eu Podia Fazer Era Chorar

Tudo Que Eu Podia Fazer Era Chorar (2021)

O Festival Internacional de Curtas de Belo HorizonteFestCurtasBH chega à 23ª edição entre os dias 4 e 14 de novembro de 2021.

O evento exibirá uma centena de filmes, entre Mostras Competitivas, Paralelas e Especial, distribuídas ao longo de 28 programas. Em 2021, foram recebidas 2.795 inscrições de produções de 26 estados brasileiros e de 112 países.

 

Este ano, o FestCurtasBH será realizado através do cineHumbertoMauro/MAIS, plataforma on-line exclusiva da Fundação Clóvis Salgado, desenvolvida para abrigar a programação do Cine Humberto Mauro, com acesso gratuito do público, e contará com exibição de filmes, mostras temáticas, performances, master class e debates, além da oficina de crítica Corpo Crítico, que chega a sua 4ª edição consecutiva.

Os fãs de cinema e do audiovisual poderão, ainda, ter acesso à parte das sessões fílmicas de maneira presencial, no Cine Humberto Mauro, respeitando as medidas sanitárias em vigor, como obrigatoriedade do uso de máscaras e restrição da capacidade da sala. 

Jamary (2021)

Durante os onze dias de evento, o público poderá conferir um conjunto representativo da atual produção cinematográfica nacional e internacional, reunido em torno de temáticas de marcada relevância. A programação conta ainda com obras que promovem uma conversa fílmica fecunda e original com a obra e o pensamento do filósofo de origem francesa e centro-africana Dénètem Touam Bona.

Seus conceitos de cosmopoética e marronagem inspiram a Mostra Especial Cosmopoéticas do (In)visível, um conjunto de produções em curta-metragem que expressam de forma inquieta e inventiva uma “poética da fuga”.

A exemplo das edições anteriores, 23º FestCurtasBH promove a valorização da produção curta-metragista em seus diversos contextos e abordagens, contribuindo para pensar a contemporaneidade junto ao público em constante processo de formação e transformação, e evidenciar um cinema engajado estética e politicamente nas diversas lutas históricas. 

Acesse a programação completa:

 

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL

PROGRAMAÇÃO ON-LINE

ATIVIDADES FORMATIVAS E DEBATES

 

 

CURTAS VENCEDORES DO 23º FESTCURTASBH

 

Melhor curta da Mostra Competitiva Internacional

“Les Tissus Blancs”, de Moly Kane (França/Senegal, 2020, 20′)

Sinopse: Les Tissus Blanc elabora um breve, mas complexo, circuito social que tem na protagonista Aissa (Awa Ba) a catalisadora de tensões acerca do tabu central à narrativa e parte ainda vigente do Senegal contemporâneo. Um filme que, acima de tudo, se envereda no valoroso interesse de transformar em cinema uma questão, no mínimo, muito complexa.

 

Melhor curta da Mostra Competitiva Minas

“Para as Gerações que Vieram Antes de Mim”, de Filipe Bretas Lucas (Belo Horizonte, 2021, 13′).

Sinopse: Com um título-dedicatória, Para as gerações que vieram antes de mim é construído pela narrativa fragmentada da história de uma família a partir de arquivos pessoais em vídeos e fotografias que são enquadradas cuidadosamente. Lacunas convivem com as lembranças e apontam para a complexidade do racismo estrutural que atravessa as relações pessoais.

 

Melhor curta da Mostra Competitiva Brasil

“Você Já Tentou Olhar nos Meus Olhos?”, de Tiago Felipe (Paraná, 2020, 04′)

Sinopse: Um corpo negro tira a roupa na frente do espelho.

 

Mostra Competitiva Brasil – Menção Honrosa

“Yãy Tu Nũnãhã Payexop: Encontro de Pajés”, de Sueli Maxakali (Minas Gerais, 2021, 26′)

Sinopse: vermelho, amarelo, vermelho, vermelho, amarelo, preto.

cantam, fortalecem, afugentam.

 

Melhor curta – Votação do Júri Popular

“Ano 2020”, de Coletivo Olhares (Im)Possíveis (Ouro Preto, 2021, 16′)

Sinopse: Diante de um ano tão difícil, fazer um filme se torna um espaço de invenção. Jovens que moram na periferia de Ouro Preto mobilizam um mosaico de miradas e de gestos. Com força de polifonia, um grupo diz sobre o desafio de aprender em casa e sobre maneiras de se cuidar. Com gesto múltiplo, um coletivo expressa o processo mesmo de construção grupal por meio das imagens, pela relação que se pode formar a partir de filmar e de montar, enquanto se caminha e se faz numa cena.

 

Confira na íntegra o release sobre os vencedores do 23º FestCurtasBH

 

O 23º FestCurtasBH é realizado pelo Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, pela Fundação Clóvis Salgado; e correalizado pela APPA – Arte e Cultura. Possui patrocínio master da Cemig, Anglogold Ashanti e da Unimed-BH / Instituto Unimed-BH, por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura; da Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, patrocínio ouro; da MGS – Minas Gerais Administração e Serviços, patrocínio bronze, viabilizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte; e com o apoio cultural da Embaixada da França e Aliança Francesa.

 

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

 

MOSTRAS COMPETITIVAS, PARALELAS E ESPECIAIS 

 

Ser Feliz No Vão (2020)

O 23o FestCurtasBH dará acesso a uma programação diversificada que apresentará, nas mostras competitivas, produções recentes nacionais e internacionais e também uma mostra de caráter competitivo dedicada exclusivamente à produção mineira.

O evento apresenta uma seleção de curtas que propõem formas singulares de articular debates em torno dos filmes contemporâneos e mostras paralelas que abordam e friccionam temáticas que incidem fortemente no presente: a construção e/ou retomada de imagens, com suas necessárias implicações estéticas e políticas e as representações de dimensões do trabalho no mundo contemporâneo. 

 

Em 2021, o evento exibe também a mostra especial Cosmopoéticas do (In)visível, formada por cinco programas e dedicada ao pensamento do filósofo Dénètem Touam Bona. A mostra se inspira especialmente nas noções de cosmopoética e marronagem, tal como desenvolvidas pelo autor, propondo-se a pensar uma poética da fuga e experiências furtivas de resistência através do audiovisual.

A marronagem, pensada “menos como uma forma de conquista do que de subtração ao poder”, um “processo contínuo de liberação”, aponta para experiências que atravessam tempos e espaços, sejam afrodiaspóricas, – como os quilombos, quer históricos ou atuais, e em suas várias expressões: silvícola, urbana, artística –, ameríndias, de refugiados e em várias outras formas de “sabedorias astuciosas” que atuam em modo menor.

 

60 Óra (2020)

Três curadoras e curadores convidados – Anti Ribeiro (curadora, cineasta e pesquisadora residente em Pernambuco); Tatiana Carvalho Costa (pesquisadora, cineasta e curadora residente em Belo Horizonte) e Wally Fall (curador e cineasta residente em Martinica) – criaram cada qual um programa, propondo um diálogo entre sua própria pesquisa curatorial e a obra de Touam Bona. A esses três programas, somam-se mais dois elaborados pela equipe de programação do Festival. 

 

 

 

Protocolo de funcionamento do Cine Humberto Mauro

  • A ocupação da sala de exibição está limitada a 50 lugares garantindo o distanciamento social entre o público.
  • Os assentos e espaços destinados aos deficientes físicos e/ou com baixa mobilidade ou necessidades especiais ficam restritos a porcentagem limitada de ocupação da sala de exibição.
  • Fluxo de entrada de acordo com um volume mínimo de 10 pessoas por vez. 
  • Para garantir a distância mínima entre as poltronas, os lugares demarcados não devem ser ocupados, estabelecendo uma distância entre as poltronas.
  • O público deve ocupar a poltrona numerada indicada no ingresso. É possível escolher o seu assento disponível através das plataformas digitais e presenciais de emissão de ingresso.
  • O público deve respeitar o protocolo de saída das sessões a fim de evitar aglomerações. 
  • É obrigatório o uso de máscara para acesso ao Cine Humberto Mauro e durante a sessão.
  • Não será permitido o consumo de alimentos e bebidas, exceto água.
  • A conferência e leitura de ingressos deverá ser visual ou através de leitores óticos, sem contato manual por parte do atendente.

 

Confira o release do 23ºFestCurtasBH na íntegra

Informações

Local

Cine Humberto Mauro e cineHumbertoMauro/MAIS

Informações para o público

(31) 3236-7400