Indie Festival

27/03/19 - 03/04/19

Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

A partir do desejo de levar ao público o cinema de autor, independente, e incentivar a exibição de filmes internacionais que não tinham distribuição no país, foi criado, em 2001, o INDIE FESTIVAL. A 18ª edição acontece em Belo Horizonte, no período de 28 de março a 3 de abril, no Cine Humberto Mauro, com entrada gratuita.

Confira a PROGRAMAÇÃO da mostra.

Acesse as SINOPSES dos filmes.

Esta edição do INDIE, que aconteceu em setembro em São Paulo, apresenta uma nova proposta de formato, com novas ideias para um festival de cinema mais ágil, contemporâneo, o que exigiu da curadoria uma precisão para que a seleção repercutisse a produção contemporânea do cinema internacional. O INDIE 2018 apresenta filmes selecionados criteriosamente de forma a refletir o que o cinema mundial produz nas suas formas artísticas, conceituais, experimentais mais livres, interessantes e radicais. O INDIE 2018 traz entre seus destaques o último filme do diretor filipino Lav Diaz, Estação do diabo (230 minutos), uma ópera rock, um musical político, que reflete a ditadura e os tempos sombrios que vive seu país, lançado no Festival de Berlim de 2018. Reconhecido pela duração longa de seus filmes, Diaz já disse diversas vezes ao longo dos anos que não rege suas obras pelo tempo, mas, sim, pelo espaço e pela natureza.

É do jovem escritor e diretor chinês Hu Bo um dos mais importantes filmes de 2018: Um elefante sentado quietoHu, que cometeu suicídio em 2017, aos 29 anos, logo após concluir o filme, fez desse seu primeiro e último longa. Um manifesto da sua existência. Um filme colossal e singular, com quase quatro horas de duração, em que Hu nos leva a acompanhar um dia na vida de quatro moradores de uma pequena cidade no norte da China. “As coisas verdadeiramente valiosas estão nas rachaduras do mundo, e não de maneira pessimista”, diz Hu Bo.

O INDIE 2018 apresenta duas diretoras que realizaram seu primeiro longa. A alemã Helena Wittmann em À deriva traz uma história de amor, amizade e a distância que as separa, permeada de gestos e silêncios, que tem o mar como ator principal. Já a diretora polonesa Jagoda Szelc estreia com um filme de gênero: Torre. Um dia brilhante. Prêmio de Melhor Primeiro Filme no Polish Film Festival, o filme é um suspense centrado numa pequena cidade polonesa, onde a família se reúne para uma primeira comunhão.

O INDIE faz especialmente na edição de BH a exibição de dois longas realizados na cidade: Sonâmbulos, de Tiago Mata Machado, e Espera, de Cao Guimarães. O evento ainda realizará duas sessões especiais com recursos de acessibilidade (audiodescrição e libras) dos filmes: Eu sou Ingrid Bergman, dirigido por Stig Bejörkman, e O que está por vir, de Mia Hansen-Elove.

O INDIE 2018 é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com patrocínio do Mater Dei e apoio da Fundação Clóvis Salgado. É uma realização da produtora Zeta Filmes.

Informações

Local

Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Classificação

VERIFIQUE A CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA

Informações para o público

(31) 3236-7400