Objetivos

Como parte da programação paralela da segunda edição da Mostra Tátil, a Fundação Clóvis Salgado realiza, nos dias 30 e 31 de outubro, duas rodas de conversa sobre temas atuais no campo das artes, na Sala do Coro Lírico de Minas Gerais

Trabalho Sobre Si

Participantes: Elisa Nunes (Cia Espaço Preto) e Igor Leal (Beijo no seu Preconceito)

Data: 30 de outubro

Horário: 15h

A partir da possibilidade de utilizar experiências pessoais de artistas como ferramentas de criação e de invenção cênica, propõe-se uma roda de conversa com as artistas Elisa Nunes (Cia Espaço Preto) e Igor Leal (Beijo no seu Preconceito). Ambos darão um relato sobre seus trabalhos artísticos que abordam motivações pessoais como um reflexo político e social do mundo em que vivem. Dessa forma, iremos debater sobre a ideia a modos de ficcionar a si mesmo, ou seja, a maneiras de pensar o trabalho sobre si como uma formação possível de projetar-se para além da criação artística, chegando a reverberar sobre temas sociais e políticos que afetam a sociedade. no prosaico da vida cotidiana.

Como a experiência pessoal sobre temas como racismo, discriminação, relações sociais e outros podem potencializar o trabalho artístico? Em que medida a autobiografia afeta o trabalho levado para o palco e rua, e ainda em que medida essa influências se universalizam atingindo o outro? Essas questões serão debatidas reforçando a importância pensar o lugar de fala a partir das coincidências e contradições com trabalhos e perspectivas de outros artistas.

 

Reflexões sobre apropriações em artes

Participantes: Juliana Azoubel (professora do curso de Dança da UFMG e coordenadora do projeto de pesquisa "Pontos de Contato"), Jaqueline de Oliveira e Silva (UFMG)

Data: 31 de outubro

Horário: 15h

Recentemente, o tema da apropriação cultural assumiu uma outra proporção com o fortalecimento das redes sociais. Percebemos isso pelo caso do turbante que proliferou nas redes um pouco antes do carnaval de 2017, dentre outros casos de fantasias ofensivas para minorias. Recentemente, o espetáculo “A Mulher do Trem” foi retirada de cartaz, devido a críticas de utilização de blackface pelo Itaú Cultural, promovendo um debate com militantes, historiadores e pessoas ligadas ao teatro. Muito se discute sobre o limite da homenagem e a representação e forma estereotipada de retratar minorias no campo da arte. 

Todas essas questões nos fazem refletir sobre uma falsa ideia que se tem a respeito das artes: A arte tudo pode. Será que pode mesmo? É neste contexto, nas relações de poder entre cultura dominante e cultura minoritária, que se propõe um diálogo rico entre   Jaqueline de Oliveira (Antropóloga e Doutoranda em Antropologia pela UFMG) e a Juliana Azubel (dançarina especialista em Danças Populares e Mestrado em Artes Cênicas pela University of Florida )

 

Programa de Residência para Pesquisas Artísticas

O Programa de Residência para Pesquisas Artísticas se dedica a promover uma visão investigativa da arte e do aprimoramento técnico por meio de uma pesquisa aprofundada em processos de criação e composição artística. Criado em 2015 como parte das atividades exercidas pela Gerência de Extensão e Pesquisa do Cefart, o programa têm por objetivo contribuir com a formação de conhecimento e inovação para as artes cênicas na cidade de Belo Horizonte/MG.

O projeto conta com o apoio e financiamento da Fundação de Amparo de Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig - e da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Ciência e Tecnológica e Ensino Superior - Sedectes – em uma iniciativa inovadora de unir a arte e a pesquisa.

Para conferir a programação completa da Mostra Tátil, clique aqui.

Data de início

30 de Outubro de 2018

Data de término

31 de Outubro de 2018

Endereço

Sala Fernando Pinheiro Moreira (Sala do Coro Lírico de Minas Gerais) | Av. Afonso Pena, 1537 - Centro - BH/MG

Preço

Entrada Gratuita

Mais informações

EVENTO

Mostra Tátil | Rodas de Conversa

DATA

30 e 31 de outubro

HORÁRIO

De 15h às 19h

CLASSIFICAÇÃO LIVRE

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO

(31) 3236-7400 

Banner Rodapé Unimed
Banner Rodapé Vivo
Banner Rodapé Globo Minas