Fundação Clóvis Salgado realiza, no dia 5 de julhoàs 19h, o lançamento e a abertura da exposição do Acervo de Figurinos e Adereços do Centro Técnico de Produção e Formação (CTPF). Além da exposição, será lançado o sistema de gestão web integrado ao acervo de figurinos, adereços, cenários e elementos cênicos do CTPF.

Dando continuidade ao trabalho iniciado e interrompido no passado, em fevereiro de 2018 iniciou-se uma operação de catalogação em novos moldes, que contou com estudantes, profissionais e mestres das áreas de Conservação e Restauração de Bens, Moda e Figurino, Museologia e Biblioteconomia. No primeiro mês foram catalogados 1439 itens que compõem 410 figurinos, correspondentes à 10% de todo o acervo salvaguardado no CTPF.

O lançamento do sistema de gestão e do website integrado referente ao acervo de figurinos, adereços, cenários e elementos cênicos do Centro Técnico de Produção e Formação – com obras que datam quatro décadas desde a primeira montagem em 1971 – é uma ação da Fundação Clóvis Salgado para assegurar importância à sua história de protagonista na promoção da arte e da cultura no Estado de Minas Gerais.

Conforme orientação conceitual para a programação 2018 da FCS, e em consonância com a disponibilidade da nova sala destinada ao acervo, o lançamento prevê uma exposição cujo eixo condutor é o Manifesto Antropofágico. Para tal o acervo de figurinos será submetido à uma curadoria, do stylist e produtor Zeca Perdigão, dando assim uma nova leitura à tal acervo, sugerindo novas combinações, novas possibilidades e nova utilização do acervo, que não apenas de guarda histórica, mas de acesso e democratização.

Tendo em vista a dimensão do acervo em contraponto ao tamanho da galeria, a proposta de conceito expositivo é de Tableau Vivant. Além da exposição que será ambientada com uma trilha sonora composta especialmente para a ocasião, o lançamento prevê ainda a apresentação da Orquestra Escola do CEFART, exibição do Website em terminal de acesso com projeção e impresso de divulgação da nova fase e novo sistema do CTPF. 

Todo esse trabalho será feito com a participação coordenada de alunos e professores da escola de Artes Visuais, da escola de Música, escola de Teatro e escola de Tecnologia da Cena do Centro de Formação Artística e Tecnológica.

O lançamento e abertura da exposição está agendado para a quinta-feira, dia 5 de julho de 2018, e fica em cartaz até o dia 5 de agosto de 2018.

Para acessar o sistema de gestão integrada acesse aqui

Banner Rodapé Unimed
Banner Rodapé Vivo
Banner Rodapé Globo Minas