Objetivos

Créditos: Paulo Lacerda

Integrando a programação da 44ª Campanha de Popularização do Teatro & Dança, nos dias 24 e 25 de fevereiro a Cia. de Dança Palácio das Artes  sobe ao palco do Grande Teatro com o espetáculo Nuvens de Barro, com direção de Fernando Martins e Joaquim Elias. 

Inspirado no trabalho do poeta Manoel de Barros, Nuvens de Barro estreou em 2016 e retoma as palavras do escritor: “poesia não é para compreender, mas para incorporar”. Fruto de um processo de pesquisa sobre a obra do escritor, o espetáculo foi criado de maneira colaborativa entre os bailarinos da Cia de Dança, com movimentos que refletem o imaginário poético da obra numa coreografia inventiva que alcança o ponto de encontro entre dança e poesia.

A direção de Nuvens de Barro também traz caminhos e olhares amplos: Joaquim Elias e Fernando Martins trabalham unindo experiências distintas na narrativa teatral e da dança, respectivamente. Os componentes cênicos, como figurino, iluminação e cenário, também refletem a interação corpo-objeto, em que coisas se humanizam e pessoas se coisificam. Predominam as referências ao ambiente natural do próprio Manoel de Barros, nativo do pantanal sul-mato-grossense. 

A trilha sonora, selecionada por Fernando Martins, mescla o instrumental do compositor Rodrigo Salvador a trabalhos de outros artistas de destaque da música nacional, como Tom Zé.

Cia de Dança Palácio das Artes 

Corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado, é reconhecida como uma das mais importantes companhias do Brasil e é uma das referências na história da dança em Minas Gerais. O Grupo desenvolve hoje um repertório próprio de dança contemporânea e se integra aos outros corpos artísticos da Fundação – Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Coral Lírico de Minas Gerais – em produções operísticas e espetáculos cênico-musicais realizados pela Instituição ou em parceria com artistas brasileiros. 

Fernando Martins 

Natural de Uberaba/MG, tem 28 anos dedicados à dança, nos quais integrou como bailarino e coreógrafo companhias como Galili Dance Company, o Balé da Cidade de São Paulo, Random Collison, Quasar Cia. de Dança e J.Gar.Cia Dança Contemporânea. Hoje se dedica ao aprofundamento de sua pesquisa de linguagem intitulada Brain Diving e a produção musical na área da dança contemporânea na criação de trilhas sonoras personalizadas.

Joaquim Elias 

Natural de Pimenta-MG, pesquisa e atua nas áreas de Artes Cênicas e Psicologia. Já atuou como bailarino, ator, diretor, preparador corporal e professor. Estudou temas como Bufão, Clown, Tragédia Grega, Máscaras, Criação de Personagens e Direção. Psicólogo clínico com especialização em Gestalt-terapia pelo Instituto Gestalt de Vanguarda Cláudio Naranjo (MG) e em Biopsicologia pelo Instituto Visão Futuro (SP). Nos últimos anos, dirigiu FRAGMENTOS D´UBU (2015), “Memórias em Tempos Líquidos” (2013), “[gaveta]” (2013( e “Quintal” (2011).

Manoel de Barros

Manoel Wenceslau Leite de Barros foi um advogado, fazendeiro e poeta brasileiro. Nasceu em Cuiabá (MT) em 19 de dezembro de 1916. Escreveu seu primeiro poema aos 19 anos e, a partir daí, cria um estilo próprio. Expoente da geração de 45, Manoel de Barros criou um universo próprio, com construções literárias que não respeitavam as normas da língua padrão. Neologismos e sinestesias sempre estiveram presentes em seus poemas, características comumente comparadas a Guimarães Rosa.

*Fotos Paulo Lacerda

Os preços promocionais dos ingressos da 44ª Campanha de Popularização do Teatro & Dança são praticados apenas nos postos de venda oficiais do SINPARC. Os ingressos também poderão ser adquiridos na bilheteria do Palácio das Artes 60 min antes do espetáculo, de acordo com a disponibilidade de assentos, porém com preços normais. 

POSTOS DE VENDA AUTORIZADOS

Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 - Savassi)

Shopping Cidade (Rua Tupis, 337 - Centro)

Shopping Estação BH (Av. Cristiano Machado, 11833 - Venda Nova)

Edifício Maleta (R. da Bahia, 1148 - Centro)

Lei da meia-entrada:  A Lei Federal nº 12.933/2013 dispõe sobre o benefício do pagamento de meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes em espetáculos artísticos culturais e esportivos. Clique e acesse o texto na íntegra.

Data de início

24 de Fevereiro de 2018

Data de término

25 de Fevereiro de 2018

Endereço

Grande Teatro | Palácio das Artes

Preço

Na bilheteria do Palácio das Artes R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia entrada)

Mais informações

EVENTO

Nuvens de Barro | Campanha de Popularização do Teatro & Dança

HORÁRIO
Dia 24 de fevereiro, sábado, às 20h30, e dia 25 de fevereiro, domingo, às 19h

DURAÇÃO
50 min 

CLASSIFICAÇÃO LIVRE 

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO
(31) 3236-7400

Banner Rodapé Governo
Banner Rodapé Unimed
Banner Rodapé Vivo
Banner Rodapé CEMIG
Banner Rodapé Rede Minas
Banner Rodapé Rádio Inconfidência
Banner Rodapé Globo Minas
Banner Rodapé FCS