Nos dias 12 e 13 de setembro, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais interpreta o clássico Pedro e o Lobo, de Serguei Prokofiev, em mais uma edição da série Concertos Comentados. A apresentação terá regência de Sérgio Gomes e narração de Cláudia Malta.

Pedro e o Lobo é uma história infantil contada através da música. Foi composta em 1936 Prokofiev com o objetivo de mostrar às crianças, de forma pedagógica, as sonoridades dos diversos instrumentos, já que cada personagem da estória, o Pedro, o lobo, o avô, o passarinho, o pato, o gato e os caçadores, é representada por um instrumento diferente. A obra é executada pela orquestra e um narrador em um movimento só.

O Concertos Comentados é um programa da Fundação Clóvis Salgado que visa a formação de público por meio de concertos didáticos sobre a obra de grandes músicos. O agendamento das instituições é feito via formulário eletrônico.

Caso sua instituição tenha interesse em participar, basta enviar um email para o endereço agendamento@fcs.mg.gov.br.

*As inscrições para Pedro e o Lobo já estão encerradas.

Sobre o autor

Serguei Prokofiev foi um dos compositores russos mais celebrados do século XX. Ele é mais conhecido por obras como o balé Romeu e Julieta, as óperas O Amor das Três Laranjas e Guerra e Paz, além da composição infantil Pedro e o Lobo.

Precoce, mostrou-se talentoso no piano e na composição. Prokofiev nasceu no Império Russo, viajou o mundo em turnês, e voltou à terra local, a então União Soviética. Em seus últimos anos, enfrentou dificuldades financeiras e de saúde. Junto com Shostakovitch, foi uma das figuras mais importantes da música soviética.

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Criada em 1976, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, corpo artístico gerido pela Fundação Clóvis Salgado, é considerada uma das grandes orquestras do país.

O repertório interpretado pela OSMG inclui desde o clássico tradicional, como balés, concertos, sinfonias e obras sacras, até o mais significativo da música popular, com a série Sinfônica Pop, onde se apresentaram nomes como Milton Nascimento, Rosa Passos, Gal Costa, Zizi Possi, Nana Caymmi, Wagner Tiso, João Bosco, Mônica Salmaso, Filipe Catto, Luiz Melodia e Elba Ramalho.

A Orquestra apresenta-se em eventos locais e nacionais, além de cidades do interior de Minas, com o intuito de difundir a música erudita. A OSMG atua também na temporada de óperas produzidas pela Fundação Clóvis Salgado.

Dentre seus regentes titulares figuraram os maestros Wolfgang Groth, Emilio de César, Sergio Magnani, Carlos Alberto Pinto da Fonseca, Aylton Escobar, David Machado, Afrânio Lacerda, Holger Kolodziej, Charles Roussin, Roberto Tibiriçá e Marcelo Ramos. Silvio Viegas é o atual regente-titular.

Para propiciar ao público a proximidade com o universo da música de concerto, são desenvolvidos diversos projetos que possibilitam a fruição tanto no espaço convencional de um teatro quanto em outros espaços culturais e públicos da cidade de Belo Horizonte.

Como iniciativas de destaque, podem ser citadas a tradicional série Concertos no Parque e as séries Sinfônica em Concerto, Sinfônica ao Meio-Dia, Sinfônica Pop e Concertos Comentados.

Em 17 de janeiro de 2013 foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Minas Gerais pela lei 20.628.

Sergio Gomes - Regente

Graduado em trompa pela UFMG em 1997, nasceu no estado do Rio de Janeiro e iniciou seus estudos musicais com seu pai o maestro Sebastião Gomes e de trompa aos 11 anos na Escola de Música de Brasília com o professor Raimundo Martins. Em 1977, passou a integrar como primeiro trompista a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas atuando também como solista. Em 1981, foi convidado a participar da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais como primeiro trompista e solista. 

Esteve à frente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais na Série Sinfônica no Museu, Concertos Educativos, Concertos no Parque, Concerto na Cidade, Sinfônica ao Meio Dia, Sinfônica em Concerto e Sinfônica Pop. Sergio é o primeiro trompista solista e regente-assistente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 

 

EVENTO
Concerto Comentado | Pedro e o Lobo 

HORÁRIO
9h30

DURAÇÃO
60 min 

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA
7 anos  

 

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO
(31) 3236-7400 

Banner Rodapé Unimed
Banner Rodapé Vivo
Banner Rodapé Globo Minas