Arte contemporânea pelo Brasil

Palavras-chave: arte contemporânea, inventário, Brasil.

Bora falar de arte?

Ao longo de duas edições, o Bora tratou da arte e suas relações com o cotidiano, sistematizando para isso uma catalogação de alguns artistas contemporâneos por meio de um inventário. A cada edição é escolhido um eixo temático para as produções. Em 2020 – 2021, o objeto estético foi o viés das pesquisas. Já em 2021 – 2022, foi o alfabeto de artistas. Agora, para iniciar mais uma edição do Bora falar de arte? – a terceira – falaremos sobre os estados brasileiros.

A escolha desse tema se dá devido ao Centenário da Semana de Arte Moderna. Com o projeto de conhecer o Brasil, o Modernismo investigou, em sua fase inicial, a cultura local, viajando pelo território brasileiro a fim de tomar consciência de suas raízes. O Bora, em sua terceira edição, percorrerá os estados. Seguindo a linha do alfabeto, faremos o inventário a partir da letra inicial dos nomes dos estados. Pesquisaremos coletivos artísticos, exposições, processos artísticos e artistas. Essa edição abre-se a mais possibilidades de se descobrir e, com isso, mapear e apresentar a vocês a diversidade de criações artísticas contemporâneas que são produzidas no Brasil.

Antes disso, vamos nos lembrar dos artistas da segunda edição do Bora e das palavras que foram a linha poética de seus processos. O inventário do Bora tem se constituído em constelações de imagens. Os artistas reverberam em seus processos poéticos um universo no qual podemos conhecer, experimentar e pensar.  

Arthur Bispo do Rosário   Brígida Baltar   Carmela Gross   Danielle Fonseca   Esther az Fernanda Gomes  Gê Viana  Helena Trindade  Iris Helena  Juliana Gontijo  Keila Sankofa  Luciana Magno  Maré de Matos  Natália Rezende  Opavivará!  Poro  Qualquer Quoletivo Rosângela Rennó  Sara Ramo  Tarsila do Amaral & Thereza Portes  Ursula Tautz  Virginia de Medeiros  Wanatta Rodrigues Xepa  Yhuri Cruz  Zaika dos Santos.

Imagem: Mara Lavareda

Pesquisar os processos artísticos e criar imagens – conceitos para a escrita das publicações do Bora passa por um trabalho curatorial e sensível, pois, além da escrita sobre os artistas, a produção das imagens atravessa as experiências do corpo a fim de materializar essas poéticas; um exercício que envolve descobertas, inseguranças e reelaborações. Construir, com isso, um pequeno-grande inventário, acreditando cada vez mais que O museu é o mundo  e que – nas horas ligeiras do cotidiano – também podemos acontecer em estados de poesia, ainda que seja só por alguns segundos.

Imagem: “Constelações em linhas poéticas”, Mara Lavareda

Na próxima publicação, nosso convite continua em aberto: Bora falar de arte? Lembre-se de acompanhar as redes sociais da Fundação Clóvis Salgado para se manter atualizado sobre a arte contemporânea!

Sobre as autoras:

Daniela Parampal é bacharel e licenciada em Artes Visuais, artista visual, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Mara Tavares é licenciada em Letras, mestra em Artes, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.